segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Erundina diz que empresários querem inviabilizar Confecom Nacional

Afirmação foi feita durante encontro pró-conferência de Comunicaçao em SP

relato enviado por Cecília Figueiredo (assessora de imprensa-Secom) que reproduz matéria feita pela jornalista Lúcia Rodrigues, repórter da Caros Amigos.

O seminário organizado pela Comissão Paulista Pró Conferência de Comunicação para debater a democratização da mídia reuniu, neste sábado, 01, na capital paulista, 277 ativistas ligados a movimentos sociais, entidades de defesa da democratização da comunicação, além de representantes de categorias profissionais, como jornalistas, radialistas, psicólogos.

A manutenção da data de realização da Conferência, agendada para ocorrer entres os dias 01 e 03 de dezembro, em Brasília, foi defendida pelos presentes. A recomposição da verba contingenciada pelo Executivo, para a organização da primeira conferência de comunicação do país foi outra reivindicação dos militantes.A revisão dos critérios para as concessões de rádio e TV, além da discussão sobre a propriedade cruzada dos meios de comunicação (quando o mesmo grupo empresarial detém várias mídias, exemplo disso é a Rede Globo) também pautaram os debates. A defesa de um controle social sobre a mídia e as propagandas nela veiculadas também foram temas que permearam os debates. As intervenções também ressaltaram a importância da luta contra o oligopólio midiático.

A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) criticou os empresários do setor de comunicação por estarem inviabilizando a aprovação do regimento interno da 1ª Conferência Nacional de Comunicação. A parlamentar também não poupou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, das criticas. Desde o início das discussões na comissão organizadora que os empresários vêm tentando inviabilizar o processo. Eles avaliam que estão em desvantagem em relação à sociedade civil e, por isso, querem se retirar da Conferência, revela a deputada, em entrevista exclusiva a Caros Amigos.

Para a parlamentar, o governo federal tem se comportado corretamente no processo de construção da Conferência de Comunicação. O governo não está fazendo coro com os empresários. A única exceção é o ministro das Comunicações, Hélio Costa, frisa. Ela conta que ministro já afirmou que não quer que a Conferência aconteça. Erundina é suplente na vaga da Câmara dos Deputados, na comissão organizadora da Conferência.

Mulheres se preparam para Confecom

Colaboração de Terezinha Vicente que nos enviou este texto e um resumo do que rolou no encontro de sábado (1º/08) na reunião pró-conferência estadual realizada no Sindicato dos Engenheiros. Confira vídeo da abertura feita pelo jornalista Altamiro Borges, autor do livro "A ditadura da mídia" e da própria Terezinha sobre a participação das mulheres na conferência, abordando o tema "Mulher e mídia".

Victor Zacharias

Dentre os muitos assuntos explosivos para se tocar no Brasil a comunicação com certeza é um deles.
Dias 1, 2 e 3 de dezembro vários aspectos da comunicação serão discutidos na primeira Conferência Nacional de Comunicação para procurar democratizar principalmente o rádio e a televisão que são concessões públicas.
Ontem foi realizada em São Paulo no Sindicato dos Engenheiros a reunião de preparação para a construção das propostas que serão apresentadas na Confecom. A mesa da manhã foi composta pela Bia Barbosa do coletivo Intervozes, Jerry da Abraço, Lurdinha pelo LGBT e Altamiro Borges, jornalista, que recentemente lançou o livro "A ditadura da Mídia".
Estiveram presentes 277 representantes de ongs e movimentos sociais que no período da tarde formaram diversos grupos de trabalho e formularam vários caminhos que serão aprimorados para a discussão na primeira etapa da Confecom que é a municipal.
Assista o vídeo do jornalista Altamiro Borges que abriu a reunião falando do poder da mídia.
http://cartaolaranja.blogspot.com

Neste depoimento Terezinha Vicente rapidamente conta como as mulheres tem sua imagem explorada na mídia de mercado que só respeita o dinheiro. Assista o vídeo.
http://ongpoint.blogspot.com

Pesquisar este blog