quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pensar é subversivo

Atenção pessoas! Leiam este texto enviado por Thiago Gouvêa que trabalha na Secom. Tem tudo a ver com comunicação

O pensamento espia o fundo do inferno

Bertrand Hussel (1872-1970)

O homem teme o pensamento como nada mais sobre a terra, mais que a ruína e mesmo mais que a morte. O pensamento é subversivo e revolucionário, destrutivo e terrível; o pensamento é impiedoso com os privilégios, com instituições estabelecidas e com hábitos confortáveis. O pensamento é anárquico e indiferente à autoridade, descuidado com a sabedoria curada pela idade.

O pensamento espia o fundo do inferno e não se amedronta. Ele vê o homem como um frágil graveto circundado por desmesurados abismos de silêncio. Não obstante, ele se porta orgulhosamente, imutável, como se fosse o senhor do universo.

O pensamento é grande, ágil e livre, é a luz do mundo e a verdadeira glória do homem. Mas se for para fazer do pensamento a possessão de todos e não o privilégio de alguns, nós teremos que acabar com o medo. O medo que restringe o homem. Medo de que suas crenças queridas se revelem como ilusões, medo de que as instituições pelas quais vive se provem maléficas, medo de que ele próprio se reconheça menos digno de respeito do que sempre supôs ser.

Deveriam os trabalhadores pensar livremente sobre a propriedade? Então o que aconteceria conosco, os ricos? Deveriam os jovens pensar livremente sobre sexo? Que aconteceria então com a moralidade? Deveriam os soldados pensar livremente sobre a guerra? O que aconteceria então com a disciplina militar?

Abaixo o pensamento! De volta às sombras do preconceito, sem o que a propriedade, a moralidade e a guerra estarão ameaçadas. É melhor que os homens sejam estúpidos, indolentes e opressivos, do que sejam seus pensamentos livres. Pois se seus pensamentos se tornassem livres, eles poderiam não pensar como nós. E, a qualquer custo, esse desastre deve ser evitado.


________________________________________________________

Dica legal

Gostaria de indicar um site muito interessante, penso que pode contribuir
com o trabalho que estamos pensando em fazer no Laboratório de
Comunicação!

*essa veio da Adriana da Orsa

www.cipo.org.br

www.soudeatitude.org.br

Vale a pena conferir!!!

Democratização da informação

Comunicação livre

*dica e colaboração de nosso amigo Joari

Falando em contribuições, além dessas bacanas da que Adriana repassou,
aqui vai - como prometi para Tais, mas já compartilho com todos os
colegas, o atalho para um espaço virtual que contribui para a
popularização da produção de rádio, tv, cinema, internet etc.: o Estúdio
Virtual, disponível em http://www.estudiolivre.org/. Há programas para
baixar, instruções de produção e várias discussões sobre democratização da
produção.
Abs,

Confecom-Suzano começa a ganhar força

Comunicação começa a contagiar as pessoas

Aos poucos, a Conferência Municipal de Comunicaçao Social (Confecom-Suzano) começa a agregar e contagiar mais pessoas. Com o grande esforço de mobilização, o governo de Suzano está fazendo a diferença e colocando a comunicação em pauta nas comunidades.

Lideranças de bairro, diretores, professores, donas-de-casa, agentes públicos, vereadores. Enfim, o debate sobre a comunicação ganha força e a população já percebe a importância de se discutir este assunto.

Vamos continuar mobilizados. Peço ajuda de todos e todas para divulgar e participar da Conferência. Todos podem vir. Tragam suas experiências, dúvidas, propostas. Vamos construir juntos a comunicação que queremos.

Lembrem 21 de agosto - abertura no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré
22 de agosto - debates e plenária - Emef Antônio Marques Figueira

Sorocaba se agrega a movimento pela Confecom

Sorocaba cria comitê regional

Na noite de terça-feira (11/08), em reunião ocorrida no Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e região, foi criado o Comitê Regional Pró-Conferência Nacional de Comunicação, integrado por entidades da sociedade civil. O grupo – que poderá ser ampliado por outras entidades que queiram se integrar – terá como tarefa debater e organizar atividades preparatórias à conferência nacional, já marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro.

No dia 16 de abril de 2009, o governo Lula assinou um decreto convocando a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), a ser realizada em Brasília. Segundo o decreto, o tema "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital" será debatido por delegados representantes da sociedade civil, eleitos em conferências estaduais e por representantes do poder público. Diversas organizações da sociedade civil que lidam com comunicação já estão organizando reuniões para realizarem as etapas regionais prévias à conferência nacional. De acordo com Lula, será uma oportunidade histórica de participação da sociedade civil na forma como é tratado o direito à comunicação no Brasil.

Integrantes

Inicialmente, integram o comitê o Sindicato dos Jornalistas de SP – Diretoria Regional de Sorocaba; o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região; o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e região; o Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Sorocaba e região; o Sindicato dos Psicólogos de SP – Regional Sorocaba; Sindicato dos Papeleiros de Sorocaba e região; Sindicato dos Têxteis de Sorocaba e região e a CUT – Regional Sorocaba.

Além das entidades sindicais, também integram o grupo a Aliança Internacional dos Jornalistas – Pólo Sorocaba; a ASI (Associação Sorocabana de Imprensa); a AJORI (Associação de Jornalistas e Radialistas da Região de Itapetininga); o PT de Sorocaba; a Macrorregião de Sorocaba do PT; o PT de Araçoiaba da Serra; o Centro Acadêmico de Psicologia da Unip; o Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania); a Pastoral da Comunicação de Votorantim; a União das Associações de Amigos de Bairro de Votorantim e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim. Os mandatos do deputado estadual Hamilton Pereira e dos vereadores Izídio de Brito Correia e Francisco França, de Sorocaba, e Fernando de Oliveira Souza, Francisco Carlos Amorim e Marcos Antônio Alves, de Votorantim, também compõem o comitê.

O comitê tem acompanhado as discussões entre o governo federal, representantes da sociedade civil e os empresários da comunicação – que têm boicotado as reuniões – para a definição do regimento que organizará o processo de escolhas de delegados à Conferência Nacional. Definido este regimento, será convocada uma conferência preparatória – de caráter municipal ou regional – para aprofundar os debates sobre o tema.







--

Pesquisar este blog