quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cidades organizam Conferência Regional do Alto Tietê


Com o objetivo de debater e construir propostas para uma comunicação livre e democrática, um coletivo formado por sociedade civil e poder público das cidades da região fará, na próxima quarta-feira (14/10), das 17h às 22h, a 1a Conferência Livre de Comunicação do Alto Tietê – Comunica Alto Tietê. O evento será realizado no Centro de Educação Adamastor, em Guarulhos. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.


A Comunica Alto Tietê adotou o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital” –o mesmo da Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada entre 1 e 3 de dezembro em Brasília (DF). Foram definidos como eixos de debate os temas "Direito à Informação", "Controle Social e Mídia" e "Novas Tecnologias e a Participação Popular".

Estão confirmadas as presenças de quatro debatedores na Comunica Alto Tietê: Altamiro Borges, Beá Tibiriçá, Eduardo Guimarães e Rodrigo Vianna.

Altamiro Borges é jornalista, diretor do portal Vermelho, secretário nacional de comunicação do PCdoB, autor do livro “A Ditadura da Mídia” e membro dos conselhos editoriais da revista Princípios, Crítica Marxista e Fórum e dos jornais Brasil de Fato e Classe Operária. Beá Tibiriçá é cientista social pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora do Coletivo Digital, responsável por consultorias no Projeto Osasco Digital e capacitação para gestores de telecentros de Campinas. Ela participou da publicação “Pela Democracia, Contra o Arbítrio” (Editora Fundação Perseu Abramo, 2006),que trata da experiência de governo eletrônico no Brasil.

Eduardo Guimarães é editor do blog Cidadania.com, que originou o Movimento dos Sem Mídia, responsável por organizar ações pontuais para denunciar, protestar e até tomar medidas jurídicas contra abusos dos meios de comunicação. E Rodrigo Vianna, jornalista há 20 anos, é repórter especial e apresentador do programa Entrevista Record Mundo, da Record News. Mantém o blog "Escrevinhador", que traz textos sobre política, economia, internacional e o papel da mídia no Brasil e no mundo.

Após o debate entre os convidados, a Comunica Alto Tietê terá discussões em salas, de acordo com os eixos temáticos, em que todos os inscritos poderão participar. As propostas apresentadas e votadas nas salas serão encaminhadas à etapa estadual da conferência, convocada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, que será realizada nos dias 30 e 31 de outubro e 1o de novembro.

A Comunica Alto Tietê é organizada pela Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat) e pelas prefeituras de Guarulhos, Poá e Suzano. Conta ainda com o apoio do jornal Fatos da Região, da União da Juventude Socialista (UJS) e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
comunicaaltotiete@gmail.com ou pela comunidade social www.comunicaat.ning.com.

Comunica Alto Tietê - 1ª Conferência Livre de Comunicação do Alto Tietê
14 de outubro (quarta-feira) – 17h às 22h
Local: Centro Municipal de Educação Adamastor
Endereço: Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos

Pesquisar este blog