quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

IPEA disponibiliza livros sobre com foco no direito à comunicação

O IPEA realizou o lançamento de livros sobre o Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil. Nosso amigo Vitor, da Fórum, participou do evento organizado pelo Instituto Barão de Itararé e, além de gravar os discursos de Marcio Pochamann, do professor  Fábio Comparato e do jornalista Paulo Henrique Amorim, nos encaminhou os livros disponibilizados na rede.
Agora também disponibilizamos em nosso blog.

Mulheres da AMB realizam encontro nacional em Brasília

Ter, 07 de Setembro de 2010 20:52 Administradora
Com o objetivo de promover um amplo fórum de debates sobre as questões e desafios postos aos movimentos feministas no contexto atual, o Comitê Político Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), com grande satisfação convoca seu Encontro Nacional, que acontecerá de 31 de março a 3 de abril de 2011, em Brasília-DF.

Articulação de Mulheres Brasileiras
Uma articulação feminista anti-racista
Encontro Nacional 31 março a 3 de abril de  2011 
Brasília, DF - Brasil
Boletim n° 01 | 02 de Setembro de 2010
----------------------------------------------------------
Companheiras feministas de todo o Brasil!
Com o objetivo de promover um amplo fórum de debates sobre as questões e desafios postos aos movimentos feministas no contexto atual, o Comitê Político Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), com grande satisfação convoca seu Encontro Nacional, que acontecerá de 31 de março a 3 de abril de 2011, em Brasília-DF. Desejamos que nosso encontro se constitua em um espaço aberto e plural, onde mulheres de todo o país – do campo e da cidade, do mar e do sertão – se encontrem para debater nossos movimentos, nosso feminismo e os rumos de nossa luta no Brasil e na América Latina.
Com este primeiro boletim, damos continuidade ao processo preparatório, já iniciado em muitos estados e municípios. Através desses boletins, circularemos informações e notícias da construção do ENAMB 2011 em todo o país. Nesta edição, queremos enviar os primeiros informes e estimular as iniciativas de divulgação e mobilização para nosso Encontro.
-------------------------------------------------
Um espaço para debates entre diversas mulheres feministas
A decisão de realizar o ENAMB 2011 se pauta na compreensão de que é imprescindível ampliar, entre nós feministas, o diálogo e a reflexão frente a um contexto de crise na política brasileira, que exige o fortalecimento dos movimentos sociais, entre os quais, os movimentos feministas.
Por isso, um encontro nacional: um espaço democrático para expressar ao mundo o que propomos e o que rejeitamos frente a uma arena política marcada pelas forças do mercado, pelo neoliberalismo, pelo fundamentalismo e pelo pragmatismo político, que abandona o horizonte utópico mobilizador da construção de outra sociedade, com novas relações sociais de gênero e raça, sem desigualdade de classe ou qualquer forma de discriminação.
Para a Articulação de Mulheres Brasileiras, o momento exige a construção de alianças e compromissos comuns entre nós feministas, bem como a formulação de um programa de ações coletivas que aprimore os desafios e caminhos da nossa luta. Para isso, convocamos um encontro nacional aberto a todas as militantes que se identifiquem e se comprometam com suas  Participaçãovdiretrizes e princípios.
O ENAMB estará aberto a todas as mulheres feministas, simpatizantes, colaboradoras, parceiras e aliadas da AMB, além de todas as militantes das organizações que estão nos fóruns, redes, núcleos e articulações estaduais que constituem a AMB e que se identifiquem com os seguintes princípios do ENAMB:
·                                 Respeito à autonomia individual de todas as mulheres e respeito à autonomia e autodeterminação de seus movimentos.
·                                 Defesa da liberdade de expressão e do direito à participação política para todas as mulheres, em igualdade de oportunidades.
·                                 Respeito à diversidade dos saberes das mulheres e defesa do direito à diversidade de expressões políticas decorrentes das diferenças culturais, regionais e étnicas.
·                                 Compromisso e solidariedade com todas as mulheres que lutam por melhores condições para suas vidas, incluindo o direito à propriedade (terra, meios de produção e moradia), direito à autonomia econômica, direito a uma vida sem violência, com liberdade de orientação sexual, direito ao aborto legal e seguro, a uma vida sem racismo, sem homofobia ou qualquer outra forma de discriminação, e direito a um ambiente seguro e saudável.
·                                 Compromisso com a luta contra o sistema capitalista e a política neoliberal, injusta, predatória e insustentável do ponto de vista econômico, social, ambiental e ético.
Inscrições
As inscrições serão abertas em breve, através do sítio da AMB www.articulacaodemulheres.org.br (em reformulação) ou do blog do encontro. Para se inscrever, a militante precisará assinar a Carta de Princípios do ENAMB 2011.
Como no ENAMB 2006, será cobrada uma pequena taxa (sendo estipulado um valor mínimo e ficando aberto o valor máximo), que irá para um fundo solidário, destinado a ajudar no deslocamento e estada das caravanas estaduais.
Poderão se inscrever feministas que atuam nos fóruns, articulações, redes e núcleos estaduais que constituem a AMB ou que participam dos GRs das frentes de luta da AMB e também feministas que trabalham em outras organizações e/ou atuam em outros movimentos sociais, rurais ou urbanos, mas que tenham a perspectiva de participar, dialogar e/ou construir alianças com os agrupamentos do movimento de mulheres que integram a AMB nos estados.
Financiamento à participação
O ENAMB é auto-financiado, dentro de uma perspectiva de autoconstrução do movimento e de democratização da participação: o deslocamento e a estada serão por conta de cada participante e/ou cada grupo de participantes (caravanas).
Por princípio, o ENAMB acontecerá mais uma vez em um espaço público. Desta vez será no Campus da Universidade de Brasília (UnB), que gentilmente nos cederá seu espaço.
- Haverá uma taxa de inscrição, com valores a serem definidos, que será encaminhada para um fundo de solidariedade de apoio às caravanas estaduais.
- Uma campanha de finanças será organizada para buscar viabilizar esse fundo solidário, destinado a subsidiar o deslocamento e a estada das caravanas em Brasília.
- A Comissão de Infraestrutura organizará uma lista com sugestões de hospedagens com valores acessíveis ou gratuitos (como campings), que será posteriormente divulgada no blog do ENAMB 2011.
- A alimentação, a preço acessível, está sendo negociada com o restaurante universitário da UnB. Além disso, a comissão de infraestrutura organizará uma lista com sugestões de restaurantes e cantinas com preços acessíveis no entorno da universidade.
Mobilização
É muito importante compreendermos que o ENAMB não se trata de um evento, mas sim de um processo de reflexão e organização política de nosso movimento. Por isso, além da mobilização das mulheres e da captação de recursos, são fundamentais os momentos de debate através dos quais iremos refletir sobre nossa organização e prática política e construir o temário e programação final do nosso Encontro.
Por isso, a Comissão de Metodologia sugere a realização de plenárias estaduais da AMB (ainda no mês de setembro) para se planejar o processo local: programa de debates dos eixos mobilizadores (encontros estaduais e/ou regionais, rodas de conversas, oficinas, etc.) e constituir comissões trabalho: mobilização, comunicação e captação de recursos.
Também é importante que cada grupo ou organização local divulgue estas iniciativas no Blog do ENAMB ou na lista <articulandoentrenos>, de modo que possam ser conhecidas e reproduzidas por outros grupos e organizações de mulheres nos demais estados. A Secretaria Executiva da AMB e o Coletivo de Comunicação se comprometem a divulgar as mobilizações estaduais nos próximos boletins.
Você que, de alguma forma, tem ajudado a construir a AMB como um espaço de reflexão feminista e ação política, ou que já integrou a AMB ou deseja colaborar daqui para a frente, está convidada a se engajar nesta proposta através: a) Da participação nas mobilizações e debates preparatórios nos estados; b) Participando das comissões de trabalho montadas em cada estado; c) Da contribuição com os debates e com os textos e análises sobre temas do Encontro.
Eixos Mobilizadores:
A Comissão de Metodologia propôs quatro eixos mobilizadores dos debates nos estados:
1 - O jeito que o mundo está e o que queremos transformar
A proposta deste eixo é analisarmos a conjuntura, problematizando como o mundo está hoje, olhando a partir de nossa realidade local, regional e nacional e articulando com o contexto internacional e latino-americano. Trazer reflexões coletivas, a partir de nossas experiências e lutas políticas na AMB e no movimento de mulheres e feminista.
2 - Olhares feministas sobre a situação das mulheres
O objetivo deste eixo é refletir sobre a situação de exploração e dominação das mulheres no contexto atual a partir do feminismo, entendendo que não há uma única forma feminista de compreender e explicar esta situação. São vários os olhares e posicionamentos feministas e conhecê-los e refletir sobre eles também é uma forma de pensar sobre nossa ação política e nossa forma de organização.
3 – Juntando gente para mudar o mundo
Neste eixo, pretendemos analisar o contexto atual de incidência dos movimentos sociais, problematizando velhas e novas questões postas aos movimentos; demarcar o campo político da AMB no feminismo e no âmbito dos movimentos sociais e recolher informações e elementos para uma política de fortalecimento da AMB em aliança com outros movimentos sociais, pois, só em aliança, podemos transformar o mundo.
4 – Nossas lutas feministas
Queremos, neste eixo, debater as frentes de luta hoje instituídas na AMB, sua pertinência e desafios, articulação com as lutas locais dos agrupamentos, bem como analisar que ações e elementos são fundamentais para concretizar e consolidar um processo de luta na AMB e que lutas, no contexto atual, devem ser prioritárias para nosso movimento.
A Comissão de Metodologia está preparando roteiros para cada eixo, com questões problematizadoras e sugestões de metodologia e subsídios para o debate. Os roteiros serão enviados nos próximos dias para os agrupamentos estaduais.
Organização
A Coordenação Executiva Nacional da AMB constitui a Comissão Organizadora do ENAMB e é responsável por impulsionar a organização do Encontro a partir das seguintes comissões (integradas por diversas militantes da AMB): a) Infraestrutura; b) Metodologia e Temática; c) Mobilização e Comunicação; d) Recursos e Finanças.
Para entrar em contato com qualquer uma das comissões, favor escrever para a Secretaria Executiva da AMB: Analba Brazão: analba_brazao@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; Beth Ferreira: beferreira1@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; e Maria Lúcia Oliveira: malu.cunhan@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Contatos e informações nos Estados
No próximo boletim informaremos os contatos das representantes da AMB em cada estado e como se articular com os agrupamentos locais.
---------------------------------------------
A AMB é uma articulação feminista, anti-racista, não partidária, que articula e potencializa a luta feminista das mulheres brasileiras nos planos locais, nacional e internacional, mobilizando organizações de mulheres comprometidas com a transformação social.
Acesse o blog do ENAMB 2011 www.articulacaodemulheres.org.br para mais informações sobre o Encontro Nacional.
-------------------------------------------
Encontro Nacional da AMB 2011
Boletim n° 01 | 02 de Setembro de 2010 Comissão de Mobilização & Comunicação Jornalista responsável: Kristina Lima

Pesquisar este blog